sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Empresa de celular chinesa “Huawei” amedronta países

Ultimamente, uma empresa privada chinesa “Huawei” está crescendo e ganhando cada vez mais mercado no mundo. Além disso, a empresa está causando bastante medo e insegurança entre os países do mundo inteiro. A questão proposta é, será que podemos confiar em uma empresa de telecomunicações chinesa?

De acordo com a revista The economist, ”A companhia possui um império no valor de 32 bilhões de dólares, com mais de 140 mil empregados, e consumidores em mais de 140 países”. Cada dia que passa, a companhia está tornando-se um forte competidor na área de telefones móveis, disponibilizando serviços de telecomunicação de alta qualidade a preços baixíssimos.

A companhia chinesa está tentando ganhar mercado no sistema internacional, mas está encontrando algumas dificuldades. Em geral, todos os países cumpridores das leis deveriam ter acesso ao mercado internacional. Mas no caso da China, a sua forma de governo totalitária gera bastante desconfiança entre os estados. 

Os fornecimentos de serviços de telecomunicações dos chineses podem ser de ótima qualidade e também oferecidos a preços baixíssimos. Mas podem ser uma oportunidade para espionagem. Esse parece ser um dos motivos porque os países da União Européia, Índia, Estados Unidos e Austrália estão tomando medidas protecionistas no sentido de bloquear entrada da empresa chinesa no seu país.

Concluindo, aparentemente empresas transnacionais chinesas estão tendo dificuldades para inserir-se internacionalmente. Os motivos para evitar a entrada do serviço chinês de telecomunicações é a desconfiança quanto às intenções da empresa chinesa, se ela quer apenas fornecer o serviço e lucrar, ou se além de lucrar, ela quer espionar os seus consumidores. Em poucas palavras, esse é um custo que um governo totalitário tem que arcar.

Por Douglas Andrade Franco Cavalcante          
Aluno de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília
Fonte: Economist

Nenhum comentário:

Postar um comentário