domingo, 30 de setembro de 2012


China e Japão

Recentemente, o Japão está espalhando uma eventual compra das ilhas situadas no mar da china. A China não concorda com essa compra, pois pessoas derivadas de direito público não deveriam comprar ilhas. Acrescentando ainda que as ilhas são parte da China, pois a China é um país milenar e chegou primeiro nas ilhas.

Por outro lado, o governo japonês está reunindo esforços e recolhendo donativos para essa eventual compra. Inclusive o governo japonês afirmou ter um contrato de compra das ilhas em andamento. Tudo indica, que o japão quer resolver o conflito de forma pacífica, mas está gerando bastante tensão entre ambos os governo da China e Taiwan.

Ambos os países pedem controle e domínio da ilha, mas apenas um deles poderá dominá-las. A agencia Xinhua disse que, “ o governo chinês não ficará parado observando a sua soberania ser violada. Além disso, o governo chinês mandou navios patrulheiros para “manter a soberania chinesa” na ilha.

As respostas à atitude chinesa pelos japoneses, não por parte do governo, mas cidadães comuns foi um protesto na frente da embaixada chinesa em Beijing. Um protestante japonês entrevistado expressou sua indignação  em relaçao ao envio de navios patrulheiros as ilhas pela china dizendo, “ o movimento chinês não foi amistoso" . Até o momento, ainda não há consenso algum entre o governo chinês e japonês em relação ao problema das ilhas.
Por Douglas Andrade Franco Cavalcante
Aluno da Universidade Católica de Brasília
Fontes: bbc.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário