quarta-feira, 29 de agosto de 2012


China nega ajuda internacional, nega asilo a refugiados e recusa cooperação com organizações internacionais !



Essa analise busca entender a relação da china com os refugiados de Kachin, o posicionamento do governo chinês e os desdobramentos desse posicionamento para a comunidade internacional. Por ultimo, analisar como a comunidade internacional está reagindo as decisões chinesas.

A china negou ajuda aos refugiados de Kachin e está forçando a sua volta ao seu país de origem. De acordo com a Human Watch (Organização não governamental internacional), a China forçou cerca de 1.000 pessoas voltarem ao seu país de origem.

A situação piora, porque além da china força essas pessoas a voltarem para seus países, eles estão bloqueando a ajuda internacional, evitando que essas pessoas consigam receber ajuda internacional. Segundo a ONU, existem cerca de 7.000 à 10.00 refugiados.

A atuação do governo chinês é compreensível, afinal a China possui a obrigação de proteger os interesses e o bem estar de seus cidadãos. A questão de refugiar ou não cidadãos de outro país é uma decisão do país. Porém as organizações internacionais como a Human Watch e a ONU estão fazendo um apelo para influenciar a decisão tomada pelo governo chinês.

Concluindo, mesmo que a China não seja obrigada a acatar a decisão de outro país, ela deveria liberar ajuda externa a esses refugiados e respeitar o principia geral dos direitos humanos, escrito na carta da ONU. Lembrando, o que está acontecendo com essas pessoas, pode acontecer no futuro com cidadãos chineses. Então chineses tenham bom senso! Se vocês não querem ajudar, não atrapalhem! Deixe os outros ajudarem!



Por Douglas Andrade Franco Cavalcante

Aluno da Universidade Católica de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário