quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O antagonismo entre crescimento econômico e desigualdade social na Índia.


O crescimento econômico da Índia e sua atual ascensão no cenário internacional não foram suficientemente capazes de diminuir a fragilidade social que atinge à população indiana, e, tampouco, fazer com que os benefícios do enriquecimento do país garantam melhores condições de vida a essa demanda.
Nesse contexto, por mais que a Índia tenha alcançado um desenvolvimento de 6,3% no período de 1988 a 2006 e também um crescimento médio anual de 8,6% entre os anos de 2003 e 2007 (PANAGARYA, 2008:11), as políticas sociais do governo não funcionaram de forma eficiente para tentar estabelecer certo equilíbrio na distribuição de renda entre as classes sociais. Desse modo, de acordo com o Índice de Pobreza Multidimensional [1], existe na Índia cerca de 645 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, isto é, 55,4% da população indiana sobrevivem em uma situação miserável.
É cabido ressaltar o crescente desenvolvimento indiano na área tecnológica, na qual as empresas tornam-se cada vez mais atuantes no sentido de gerar empregos e promover uma melhor capacitação profissional para satisfazer às exigências do mercado. Entretanto, tamanha evolução econômica não foi capaz de suprimir as discrepâncias sociais existentes na população da Índia.
Portanto, faz- se necessária a formulação de políticas sociais com o objetivo de promover uma melhor distribuição de renda, ainda que tímida, pois pensar e implementar programas sociais eficientes, resultaria em  ganhos positivos para a efetivação da Índia como uma verdadeira potência no cenário internacional.  

                                                                                           Por Gabriella França.



[1] O MPI foi desenvolvido pelo centro de pesquisas britânico The Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), com apoio nas Nações Unidas. De acordo com seus idealizadores, o índice apresenta um quadro mais preciso da pobreza do que a simples mediação no nível de rendas. WWW.OPHI.ORG.UK

Referências bibliográficas:

HOLZHACKER, Denilde. O contexto da desigualdade social e pobreza entre Brasil, China e Índia.

MENDONÇA, Gustavo Rezende. A Índia emergente: oportunidades e desafios do gigante asiático.
Disponível em: http: //meridiano47.info/.


Indicação de Vídeo sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário